Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Barriga Mendinha

Barriga Mendinha

07.01.13

SER MÃE... entrevista a CARLA PEREIRA D'ASCENSÃO

Barriga Mendinha

Apesar da estatística e inquestionável baixa da natalidade no nosso país... acreditem que eu, euzinha, olho à volta e só vejo amigas, conhecidas e colegas de profissão a engravidarem e a terem bebés.

Acreditem, que, apesar de saber que o país não atravessa a melhor fase e que cada criança que pomos no mundo é mais uma responsabilidade e  foco de preocupação, também conheço as alegrias imensuráveis que nos oferecem e por isso, é sempre uma alegria receber a notícia de mais uma gravidez...

A Carla (Pereira d'Ascensão) é daquelas meninas - tem 32 anos, mas apesar do peso da profissão como jornalista de informação da TVI, confiro-lhe um ar querido e "girlish" como poucas - que estão literalmente brilhantes com o novo estado e que mostram estar a aproveitar cada minutinho de sensações novas, sonhando a sua perspetiva nova de vida ao lado da pequena menina que aí vem de uma forma muito intensa e entusiasmada.

Uma inspiração, portanto, esta gravidez, que a esta data conta 5 meses e quase meio.

Ora, acompanhem as suas saboreadas palavras aqui, na entrevista que lhe fiz... e digam se não tenho razão...





SER MÃE...


A vontade de ser mãe apanhou-te de surpresa ou, como mulher, sempre pensaste nisso?
Sempre pensei em ser Mãe. Desde pequenina que sempre que alguém me perguntava "o que queria ser quando fosse grande" eu respondia: "Quero ser Mãe"... Tinha o relógio biológico aceleradíssimo...

 A altura de engravidar tem que ser a ideal ou o ideal "cria-se" a partir do momento que se sabe que se espera um filho?
A verdade é que se esperarmos pela altura ideal para ter um filho nunca vamos encontrar essa altura, essa época ideal... No nosso caso foi efetivamente tudo pensado e tudo correu bem... Com os "timings" que queríamos e tudo... A bebé nascer na Primavera vai ser maravilhoso! Nós queríamos isso e conseguimos! Sinto-me abençoada! Acho que tenho mesmo várias estrelinhas lá em cima a olhar por mim!

Qual a TUA definição de ser Mãe?
Acho que ainda não a tenho completa... Estou a aprendê-la agora aos poucos e a partir de Maio irei aprender ainda mais... A única coisa que tenho por certa, e mesmo caindo em lugar comum não posso deixar de o dizer, é que a partir do momento que descobrimos que temos um ser no nosso ventre, todas as prioridades se alteram... O nosso bebé passa a ser posto em primeiro lugar para tudo, passa a ser o centro do nosso mundo!

Consegues transmitir em palavras as emoções que sentiste e foste sentindo quando soubeste que estavas grávida e no seu evoluir ? 
Acho que sim... Mas nada que eu diga vai poder explicar na totalidade tudo o que se sente... No dia em que o teste dá positivo é uma mistura de alegria, euforia, de sonho concretizado, de medo, vontade de partilhar, de poder agarrar a barriga e dizer: "Filho(a)!" São muitos sentimentos... Conforme o tempo foi passando fui-me sentindo muito mais calma, serena... A felicidade tomou conta de mim... Têm sido os melhores tempos da minha vida... Foi tudo bom demais... Não tive um único enjoo... Nada de más disposições...Só tinha fome e borbulhas... Até ter apanhado um susto às 19 semanas... quatro contrações, que eu não sabia que o eram... Obrigaram-me a abrandar o ritmo... Percebi que grávida, e por muito que quisesse, não podia ter o mesmo ritmo que tinha antes... Mas estou mais feliz que nunca, apesar de estar de baixa e ter algumas condicionantes... Estou ansiosa por ver a cara dela, por sentir o cheiro dela, por tê-la entre nós...

Que cuidados tens tido durante a gravidez? Dicas para manter a forma e o bem estar físico e psíquico.
Como várias vezes por dia, no máximo, de três em três horas, até porque se não o fizer fico com tonturas! Tento fazer uma alimentação o mais variada possível... A todos níveis... Peixe, carne, salada ao almoço, vegetais cozidos ao jantar, uns cereais ao pequeno-almoço, outros ao lanche, leite e iogurtes, queijos pasteurizados, fiambre só de perú cozido no forno... Não toco em enchidos que não tenham sido cozinhados... Desinfeto tudo o que queira comer cru com vinagre, durante meia hora, porque não sou imune à toxoplasmose.
Este ano não comi míscaros:(((( Marisco muito raramente, só camarão, não toco em bivalves...E Sushi nada:(((((((( Com um enorme sacrifício... Mesmo... Mas é pela melhor de todas as causas... 
Faço um esforço incrível para beber um litro e meio de água por dia... Agora, no Inverno, ainda me custa mais beber água... Tenho feito batota e bebo tisanas! Não toco em bebidas com gás...
Tomei ácido fólico, agora tomo ferro dia sim dia não, para não interferir muito com a parte intestinal e comecei há pouco com o magnésio para ajudar nas cãibras (tenho tido imensas nas pernas) e noutras dores abdominais que devem ter a ver com o facto de eu ser muito estreita e a bebé precisar de mais espaço!

Que tipo de parto vais/desejas ter? E que cuidados médicos não dispensas?
Caindo no cliché mais uma vez, e nesta fase da vida percebes porque existem clichés... Quero acima de tudo que corra tudo bem tanto para a bebé como para mim... O que eu gostava? Que fosse natural, com epidural, apesar de ter pânico de agulhas... Cuidados médicos? Rezo para que seja o Dr. Fernando Cirurgião, o meu médico, a fazer-me o parto!

Algumas dicas de beleza. Cremes, produtos, exercícios, cuidados, alimentação... ou nada?  A genética ajuda mas não só pois não? lol
Óleo no corpo todo uma vez por dia, (Johnson's ou de amêndoas doces) a seguir ao banho e creme anti-estrias (Phyolastil Gel da Lierac) duas vezes por dia, do peito até aos joelhos! Esse é o cuidado de que não me esqueço.
Como fiquei com muitas borbulhas, precisei de um hidratante sem gordura (sérum preparateur apaisant rééquilibrant da Lierac) e de um fluído matificante (fluide matifiant anti-impefections da Lierac). Tratamento que faço também duas vezes por dia, no rosto. 
Quanto ao exercício físico, caminhava cerca de 3 a 5km, duas/três vezes por semana... Depois das contrações, como tive suspeita de descolamento de placenta estive parada até agora. Ontem tive a consulta das 21 semanas e posso lentamente voltar às minhas caminhadas, mas com conta, peso e medida... Meia hora no máximo, com cinta, tenho uma barriga muito grande para o meu tamanho.... E se houver cansaço ou alguma dor antes da meia hora, devo descansar e sentar-me imediatamente.

Como achas que no (teu e noutros) mercado de trabalho se olha para a mulher grávida. Alguma história a partilhar?
Nada de especial a apontar, mas posso dizer-te que não é fácil ser jornalista de informação em televisão e seguir todas as recomendações que uma grávida deve seguir, no fundo ter os cuidados necessários é quase impossível...
Por muito que deixes de fazer reportagens de manifestações, de incêndios e coisas do género, há um stress inerente à profissão... Aquela adrenalina, aquele "corre corre" de chegar as 12:45 com uma peça que tem que entrar no ar no Jornal da Uma às 13:10 por exemplo, e que até pode dar um gozo extra à profissão, não ajuda nem um bocadinho na gravidez...  São minutos em que sem ter consciência disso estás a stressar também o bebé, mesmo que estejas com fome não paras para comer e mesmo que estejas "aflita para um xixi" também não vais à casa-de-banho, porque "peça boa é peça que entra" e não estás a fazer bem nenhum ao bebé nem a ti... São ossos do ofício... 

Onde e como te vestiste para a gravidez?
Tenho vestido a grande maioria da minha roupa! Muitos vestidos de malha! Adoro!
Continuo a vestir um 34 de calças, mas o botão não aperta já há um tempo... ;)
Por isso acabei por encontrar na H&M uns jeans azuis e umas calças pretas com a cintura super descida e com o elástico de apoio para a barriga! Ótimas, giras e baratas! Para além destas, as leggings são ótimas companheiras nesta fase!!



- Para sair com a pernoca gorda de fora no Verão com 3 meses!! A Carla já faz conjuntinhos lindos para a princesa que vem aí... -   


E o enxoval do bebé? Foste muito cuidadosa, antecipada, ansiosa, gastaste muito dinheiro? Ou pelo contrário, esperaste pelas prendas, herdaste coisinhas de amiguinhos e familiares?
Nada de grandes ansiedades! Esperei pelas 12 semanas para comprar as primeiras peças... Comecei por comprar uns interiores brancos e beiges, muito pequeninos! Lindos! Depois comprei coisas neutras como camisas brancas com golinhas, tapa fraldas xadrez, que davam para menino e menina! 
Dia 7 de Dezembro tive a confirmação de que era uma menina! Ou seja o meu Natal foi literalmente cor-de-rosa! Recebi muitos presentes para a bebé! Já tenho vários vestidos, saias, pijamas, casacos, muita coisa cor-de-rosa! Vamos herdar muitas coisas de um sobrinho, que estão ótimas, novas e são de família. Até acho giro passarem de uns para outros, desde que estejam em condições! Também tenho imensas coisas que me vão ser emprestadas por amigas!

Conselhos e desabafos para as outras futuras mamãs que nos leem...
Vão ouvir muitas coisas, umas boas outras bem por isso, ouçam, mas não acreditem que tudo vai acontecer convosco! Nem fiquem a matutar em tudo o que ouvem! 
Eu sofria horrores com azia, tinha o estômago hiper-ácido e toda a gente me dizia:" Ai, coitada, grávida vais sofrer horrores com azia!" Pois...  deixei de ter azia... zero!! Não sei se vai voltar, mas até agora nada...
Cuidem-se, mimem-se...
Se quiserem comer alguma coisa que não têm a certeza se podem, não arrisquem... Não sou fundamentalista, mas são uns meses da nossa vida, deixar de comer qualquer coisa é um sacrifício mínimo, porque é pela melhor de todas as causas.
Leiam, mantenham-se sempre informadas. Se lerem coisas contraditórias perguntem ao vosso médico e sigam a opinião dele para não andarem baralhadas. Acho de extrema importância confiarem a 100% no vosso(a) médico(a), sentirem-se apoiadas por ele(a). Apontem todas as dúvidas que tiverem, de umas consultas para as outras, e não deixem de perguntar nada!
Partilhar cada momento da gravidez com as nossas caras-metade é fundamental!
Acho que é tudo! Gozem cada momento, porque passa a voar! Parece que descobri ontem que estava grávida e já lá vão quase 22 semanas! Mais de meio caminho está feito!! Sejam felizes e façam os vossos bebés felizes!!!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.